FUNDAMENTOS DE TEORIA DA CONTABILIDADE


Na teoria da entidade, a empresa é vista tendo existência, ou mesmo personalidade, separada. Os fundadores e proprietários não são necessariamente identificados com a existência da empresa. Essa relação encontra apoio legal e institucional na sociedade por ações, mas também é encontrada em outras formas de organização de empresas. Empréstimos e investimentos de capital eram tratados pelos teóricos da época como fontes de capital, detalhados pelos ativos da sociedade. Obteve-se, então, um resultado pelo gerenciamento dos ativos que não seria afeto ao proprietário, mas à entidade, ou seja, o lucro é a razão para existência da empresa.

Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha a principal diferença entre passivos e direitos dos acionistas.




  • direito dos credores é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.

  • os direitos dos credores podem ser avaliados independentemente de outros valores e os lucros somente serão repassados aos acionistas após os cumprimentos das obrigações legais para com os credores.

  • direito dos credores é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.

  • direitos dos credores determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional

  • não há diferenças entre eles, mas vez que os lucros são repassados de maneira igualitária entre eles