HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou nelas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os seguimentos sociais se especializaram entre governantes, mercadores, produtores e escravos, criando-se uma hierarquia de riqueza e poder (ARANHA, 2006, p. 45).


O texto acima nos apresenta um breve relato sobre a configuração das sociedades na Antiguidade Oriental. Partindo da leitura, é CORRETO inferir que: 




  • A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.

  • Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.

  • A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.

  • Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.

  • A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.