ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM QUÍMICA


O projeto político-pedagógico deve ser um documento de cunho teórico-metodológico elaborado a partir de um planejamento participativo, democrático, que favorece o diálogo, a cooperação. Porém, quando ele é elaborado como uma norma que deve ser cumprida, imposta pela equipe dirigente, acaba abolindo uma etapa imprescindível para o seu sucesso: o planejamento participativo.

 

Considerando o que foi exposto acima, leia, com atenção, a situação hipotética a seguir.

 

Roberto trabalha como professor da Disciplina de Biologia para alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município onde mora. Para ele, a avaliação escolar deve ser formativa. Contudo, a escola onde ele trabalha, adota o sistema de simulados para avaliar os alunos bimestralmente. As provas do simulados são elaboradas por um grupo de professores representantes de cada área de ensino e aplicadas em dois dias no final de cada bimestre, para todos os alunos. A nota obtida pelo estudante em cada disciplina avaliada, é utilizada como nota final no bimestre. Essa prática adotada pela escola foi uma decisão da equipe dirigente da mesma, por acreditar que assim, estarão preparando melhor os seus alunos para realizarem as provas do ENEM posteriormente.

 

Com base no exposto, identifique a concepção de gestão e de avaliação presentes nessa escola.




  • O grupo gestor dessa escola coloca a avaliação a serviço da ação, pois as práticas avaliativas classificatórias preparam o estudante para uma sociedade competitiva.

  • A equipe dirigente busca qualidade e trabalho coletivo a partir de uma prática avaliativa inovadora e condizente com a atualidade.

  • A equipe gestora parte de decisões conscientes e comprometidas com o futuro de seus alunos ao adotar um sistema de avaliação classificatória.

  • A gestão escolar é centralizadora e compromissada com a sociedade ao monitorar o sistema avaliativo objetivando resultados positivos.

  • O sistema de gestão da escola demonstra ser centralizado e autoritário e o tipo de avaliação parte de uma concepção classificatória.