PERÍCIA CONTÁBIL


Assinale as alternativas abaixo com ( V ) Verdadeiro e/ou ( F ) Falso. E marque a alternativa que corresponde a sequencia correta.

(  ) De acordo com a Resolução “CFC 871/2000” O Perito não tem necessidade de comprovar sua habilitação profissional por intermédio da Declaração de Habilitação Profissional – DHP. Só se faz necessário a utilização da certificação digital, em consonância com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileiras - ICP-Brasil.

(  ) A indicação ou a contratação para o exercício da atribuição de perito-contador assistente, em processo extrajudicial, devem ser consideradas como distinção e reconhecimento da capacidade e da honorabilidade do Contador, devendo este recusar os serviços sempre que reconhecer não estar capacitado a desenvolvê- los, contemplada a utilização de serviços de especialistas de outras áreas.

(  ) A nomeação, a contratação e a escolha do perito-contador para o exercício da função pericial contábil, em processo judicial, extrajudicial e arbitral não deve ser consideradas como distinção e reconhecimento da capacidade e honorabilidade do contador.

(  ) A utilização de serviços de especialistas de outras áreas, quando parte do objeto da perícia assim o requerer, implica diretamente na presunção de incapacidade do perito, devendo tal fato ser, formalmente, relatado no laudo pericial contábil ou no parecer pericial contábil para conhecimento do julgador, das partes ou dos contratantes.

(  ) A indicação ou a contratação de perito-contador assistente ocorrem quando as partes ou contratantes necessitarem comprovar algo que depende de conhecimento técnico específico, razão pela qual o contador só deverá aceitar o encargo se reconhecer estar capacitado com conhecimento técnico suficiente, discernimento e irrestrita independência para a realização do trabalho.




  • F,V,V,F,V.

  • F,V,F,F,V.

  • V,V,F,V,V.

  • F,V,F,V,F.

  •  F,F,F,F,V.