BIOLOGIA EVOLUTIVA


Leia atentamente os textos 01 e 02 e, em seguida, assinale a assertiva correta.

Texto 01

O tema especiação e seus mecanismos, essencialmente, busca responder quais teorias foram elaboradas ao longo do tempo sobre como surgiu a diversidade biológica. A tentativa de elucidar a origem das espécies e a maneira pela qual elas se formam são os principais questionamentos dos biólogos evolucionistas (Regner, 2001; Wilkins, 23 dez. 2005). Essa foi a imprescindível pergunta que Charles Darwin (1859) sustentou ao longo de mais de vinte anos em busca do mistério dos mistérios, a origem de novos seres no planeta. A maior característica da história da vida é o legado de constante mudança, ainda que as espécies apresentem aspecto aparentemente estável. Incontáveis tipos de forma de vida, entre plantas, animais e outros organismos, têm surgido e desaparecido, às vezes deixando indícios de sua existência em registros fósseis. Muitos desses, ainda que nem todos, possuem descendentes atuais que apresentam semelhança com seus ancestrais já extintos (Hickman, Roberts, Larson, 2001). As espécies têm sua origem na multiplicação de outras mais antigas que ocorre durante o processo evolutivo e sobrevivem por períodos variáveis de tempo. Nessa fase, elas podem ou não deixar descendentes e, então, se extinguem (Brown, Lomolino, 2006). O nascimento e a morte dos indivíduos em si são eventos distintos, facilmente reconhecíveis, mas com frequência é difícil admitir quando uma espécie está plenamente formada ou completamente extinta. 

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v20n4/0104-5970-hcsm-20-04-01671.pdf. Acesso em: 22 nov.2016.

Texto 02

Nada mais fácil que analisar mentalmente e procurar dar a uma espécie superioridade sobre uma outra; mas na realidade, é mais provável que não soubéssemos como agir. Isso seria suficiente apenas para nos convencer de nossa ignorância acerca das relações afins que existem entre os seres organizados; é uma verdade que nos é tão necessária quanto difícil de compreender. O máximo que podemos fazer é nos lembrar a todo instante de que os seres organizados se empenham incessantemente em multiplicar-se, seguindo uma progressão geométrica; cada indivíduo, em algumas fases da vida, durante determinadas estações do ano, no decurso de cada geração ou em certos intervalos, deve lutar pela sobrevivência e permanecer exposto à destruição. O simples fato de pensar nesta luta universal provoca tristes reflexões; todavia, podemos nos consolar com a certeza de que a luta não é incessante na natureza, que o medo é desconhecido, que a morte está geralmente pronta e que os seres vigorosos, sadios e afortunados sobreviverão e se multiplicarão. 

Considerando os textos acima, responda ao questionamento: introduziu o termo seleção natural para permitir a ideia de que a natureza exerce a seleção mais ou menos como um criador de animais, quando deseja melhorar uma linhagem de animais domésticos. O criador seleciona para pais da geração seguinte, os indivíduos que possuam qualidades por ele desejadas para tal linhagem. Ao mesmo tempo, evita a reprodução dos indivíduos que não possuam as qualidades desejadas. Esta seleção atua provocando a morte diferencial de indivíduos de uma dada população, ou seja, os indivíduos mais adaptados têm maior probabilidade de sobrevivência do que os menos adaptados?




  • Thomas Robert Malthus.

  • Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck.

  • Charles Robert Darwin.

  • Jacques-Yves Cousteau.

  • Gregor Michael Mendel.