BIOLOGIA EVOLUTIVA


No ano de 2009 comemorou-se os 150 anos da publicação do livro A origem das espécies, do naturalista inglês, metódico e laborioso, Charles Robert Darwin (VIDE Figura), que expôs em sua obra, suas ideias a respeito do mecanismo de transformação das espécies. 

Figura: Charles Darwin.

Pode-se afirmar que verdadeiramente a história da Biologia evolutiva principiou-se com o Charles Darwin, porque o pesquisador:




  • propôs a evolução por meio da seleção natural, fenômeno admitido como uma consequência da luta pela vida, através do qual a natureza faria a seleção de alguns tipos, os mais adaptados às condições ambientais, em detrimento de outros, que tenderiam à extinção.

  • designa de modo geral o estudo sobre a origem da vida a partir de matéria não viva. Charles Darwin fez distinções entre diferentes ideias ou hipóteses as quais o termo pode ser atribuído, a partir de reações em compostos orgânicos originados abioticamente.

  • provou que, dentro de determinadas condições, as frequências alélicas permanecerão constantes ao passar das gerações. Independentemente de um gene ser raro ou frequente, sua frequência permanecerá a mesma com relação aos outros desde que essas condições sejam mantidas.

  • foi o primeiro cientista a afirmar que o uso frequente e contínuo de qualquer órgão o desenvolve e aumenta, ao passo que seu desuso permanente o enfraquece até, finalmente desaparecer.

  • provou, experimentalmente que as alterações provocadas num órgão pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.