BIOLOGIA EVOLUTIVA
Analise atentamente o texto abaixo e as Figuras I, II e III e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Até meados do século XIX, a maior parte das pessoas via tantos os humanos como os chimpanzés como seres que mantinham, sem qualquer mudança, as formas com as quais haviam surgido. Essas formas seriam também aquelas com as quais permaneceriam para sempre. Essa era uma visão de mundo na qual a permanência era a regra e, por isso, era denominada fixismo. Além de supor que as espécies são imutáveis, a visão fixista crê num Deus criador, o qual teria originado o mundo tal como nós o vemos hoje; seu relevo, as plantas e os animais que o habitam, inclusive a própria espécie humana. Esse evento de criação teria ocorrido há poucos milênios. O arcebispo James Ussher, em 1664, baseando-se em leituras do Antigo Testamento, proclamou que a Terra teria exatamente 5.668 anos de idade (e até precisou o dia da Criação: 26 de Outubro de 4004 a. C., às 9h da manhã).
Fonte: MEYER, Diogo; EL-HANI, Charbel N. Evolução: o sentido da Biologia. São Paulo: UNESP, 2005.
Ninguém deve impressionar-se por ainda haver pontos obscuros em relação à origem das espécies e das variedades, se refletirmos acerca de tudo que tenha ligação com as relações recíprocas dos inúmeros seres que vivem ao nosso redor.
A partir desse contexto, das informações do texto acima e de seus estudos do Capítulo: As chaves da vida, aclaro que nas Figuras (VIDE Figuras I, II e III), as esferas representam as espécies e as alterações de cores representam a aquisição de novas características ao longo do tempo.
Fonte: Imagem adaptada de: MEYER, Diogo; EL-HANI, Charbel N. Evolução: o sentido da Biologia. São Paulo: UNESP, 2005.
Em relação as representações simbólicas das Figuras I, II e III, pode-se afirmar que representam, respectivamente, a Teoria Fixista (Criacionista), Transformista (Jean Baptiste de Lamarck) e a Darwinista (Charles Darwin):