PALEONTOLOGIA
A Terra tem aproximadamente 4,56 bilhões de anos. Durante todo esse tempo, restos de animais e vegetais ou evidências de suas atividades ficaram preservados nas rochas. Estes restos e evidências são denominados fósseis e constituem o objeto de estudo da Paleontologia.
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.
I) Os fósseis podem ser divididos em restos e vestígios. Os restos ou somatofósseis são representados pelas partes duras como, por exemplo, os ossos, dentes (que são mais favoráveis à fossilização por causa do esmalte, que protege o dente), conchas, carapaças e outras; pelas partes moles como tecidos, que podem ser preservados no gelo, através de decantação de cinza (tufo vulcânico) que permite a rápida desidratação não havendo tempo para decomposição do tecido e dentro de âmbar, resina de hidrocarboneto liberadas por vegetais superiores que ao envolver animais, preserva tecidos moles; e impressões, marcas de um organismo que ficaram preservadas em um sedimento muito lamoso.
II) Os vestígios ou icnofósseis são evidências de que o organismo existiu como, por exemplo, ovos de dinossauros (vazios), gastrólitos, rastros deixados por vermes aquáticos, pegadas de vertebrados e coprólitos.
III) Os representantes da espécie Ginkgo biloba são considerados fósseis vivos, uma vez que não têm parentes próximos entre as plantas da atualidade, mas que pertencem a um grupo biológico (as Ginkgoales) que foi muito abundante e diversificado desde o Permiano ao Paleoceno.
Está correto o que afirma em: