PALEONTOLOGIA


A Paleontologia (do grego palaios = antigo + ontos = ser + logos = estudo), em sua referência mais ampla, pode ser designada como a ciência que estuda os fósseis, ou seja, no seu significado mais estrito, são restos ou vestígios de organismos que viveram há mais de 11 mil anos.

A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.

I)  Assim como outras ciências, a Paleontologia abrange grandes áreas do conhecimento, como a Geologia e a Biologia principalmente. Ao geólogo, cabe auxiliar na datação e interpretação das camadas, assim como definir os antigos ambientes de sedimentação, tendo também frequente aplicabilidade na pesquisa de combustíveis fósseis e outras substâncias de valor econômico. À Biologia, tem-se referência do estudo dos organismos que sofreram o processo de fossilização, e o seu amplo espectro de características biológicas, principalmente relacionadas ao processo evolutivo. Baseada em divisões biológicas, a Paleontologia pode ser separada em três grandes ramos: Paleozoologia, Paleobotânica e Paleoecologia.

II)  Com o advento da microscopia surgiu uma gama de novos estudos, distinguindo a Micropaleontologia como uma nova área da Paleontologia, que estuda os fósseis de diminutas dimensões, os chamados microfósseis.

III) Observa-se na Paleontologia, como na Geologia, o princípio do atualismo, segundo o qual os processos vitais do passado não teriam diferido essencialmente dos de hoje. O conhecimento da anatomia e do modo de vida dos organismos atuais permite estabelecer homologias e analogias no estudo dos fósseis.

Está correto o que se afirma em:




  • I e III, apenas.

  • I, II e III.

  • I e II, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I, apenas.