PALEONTOLOGIA


Leia o trecho da reportagem a seguir:

Rocha de 4 bilhões de anos pode ser sinal mais antigo de vida na Terra

A vida pode ter surgido na Terra há quase 4 bilhões de anos, indica um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Nature. A descoberta, que foi baseada na análise do carbono presente em rochas da região de Labrador, no Canadá, sugere que os primeiros seres vivos podem ter aparecido cerca de 200 milhões de anos antes do esperado. A afirmação, no entanto, está passando pela análise de outros cientistas – mas, se os resultados se confirmarem, isso significaria que os primeiros organismos surgiram durante um dos períodos mais violentos da história da Terra, conhecido como “Bombardeio Tardio”.

Fonte: Disponível em:https://veja.abril.com.br/ciencia/rocha-de-4-bi-de-anos-pode-ser-resto-mais-antigo-de-vida-na-terra/. Acesso em: 21 maio 2018.

No entanto, a principal crítica ao estudo é que ela está baseada unicamente na descoberta de que alguns pedaços de grafite (uma outra forma do carbono) presentes nas rochas possuem os mesmos índices de isótopos (variações) de carbono que são vistos em organismos vivos.

O fenômeno de dedecaimento radioativo é chamado de:




  • correlação fóssil.

  • estratigrafia.

  • princípio da superposição.

  • âmbar.

  • meia-vida.