PALEONTOLOGIA
Primeiramente, leia o texto: O que é Paleontologia?
Podemos pensar na Paleontologia como a ciência que tem como objetivo entender a história da vida na Terra por meio do estudo de vestígios preservados de seres vivos. Alguns pensam na Paleontologia como o estudo dos fósseis, mas nem todos os vestígios encontrados passam por processos de fossilização (e mesmo assim estão preservados). A Paleontologia estuda os vestígios de seres vivos preservados desde… bem, se possível desde o período da origem da vida na Terra até, geralmente 10 mil anos atrás. Mas nada impede atuação de um paleontólogo em análises de vestígios mais recentes. Seus estudos incluem a análise de vestígios botânicos, zoológicos, e muito raramente (muito mesmo) de outros tipos de seres vivos caso estes estiverem bem preservados. Outro tipo de vestígio estudado são os icnofósseis, que são os vestígios preservados de atividades dos organismos, como pegadas fossilizadas. Graças aos estudos da Paleontologia podemos entender os processos de evolução das espécies, suas formas de adaptação a diferentes ambientes ao longo de milhões de anos, até a interação destas espécies com a humanidade (em conjunto aos estudos arqueológicos).
Fonte: Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/paleontologia-o-que-e-onde-estudar/. Acesso em: 08 out.2016.
A partir das informações do texto acima e considerando os estudos do capítulo - Paleontologia: desvendando o passado biológico da Terra, analise as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
I) Na Paleontologia, como na Geologia, observa-se o princípio do atualismo, segundo o qual os processos vitais do passado não teriam diferido essencialmente dos de hoje. O conhecimento da anatomia e do modo de vida dos organismos atuais permite estabelecer homologias e analogias no estudo dos fósseis.
II) A grande maioria dos fósseis encontrados é originada de rochas sedimentares, com raras exceções de ocorrência em rochas metamórficas ou até magmáticas.
III) Fósseis alóctones são aqueles encontrados muito próximos ou no local em que os organismo viviam, já os autóctones são os fósseis encontrados em locais diferentes do seu ambiente natural.