PALEONTOLOGIA


Os fósseis podem ser ossos, conchas, dentes, pegadas e geralmente são encontrados nas pedras e rochas muito antigas. Existem fósseis que são conservados quase que inteiramente, por exemplo, os mamutes encontrados no gelo, ou os insetos em âmbar (resina vegetal). Note que as partes duras dos seres apresentam maior probabilidade de se fossilizar em relação as partes moles. 

Para saber o período em que o fóssil esteve vivo no planeta Terra, os cientistas medem a quantidade de compostos químicos presentes, por exemplo, o carbono, chumbo e urânio. Esse método moderno de datação dos fósseis é denominado de "radioatividade" e determina quantos milhões ou bilhões de anos, o organismo esteve presente.

Fonte: Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-sao-fosseis/. Acesso em: 24 mar. 2017.

Os achados fósseis têm importância fundamental para a Estratigrafia, uma ramificação da Geologia, que se ocupa da datação das rochas e a correlação das camadas sedimentares na interpretação de Paleoambientes. 

Considerando as informações do texto acima, pergunta-se: qual o significado de datação?




  • Técnica que permite a determinação do tempo de existência de uma rocha.

  • Conjunto de processos físico-químicos pelos quais os ossos passam após a morte do organismo.

  • Resina fóssil sólida proveniente da seiva de um vegetal, que quando escorria, englobava algum animal, mantendo-o preservado ao longo do tempo.

  • Condições abióticas do ambiente: fatores físicos e químicos do meio influenciam no condicionamento dos organismos no ambiente.

  • Determinação da correspondência estratigráfica entre rochas situadas em pontos mais ou menos afastados.