PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
Liderar tem a ver com mobilizar pessoas em alguma direção. É, sobretudo, uma habilidade de comunicação que alguns têm mais do que outros.
Liderar independe de hierarquia, de autoridade, de poder. Uma pessoa com talento para liderar pode perfeitamente liderar seus subordinados, seus pares e, até mesmo, seus superiores, em determinadas situações.
O ponto fundamental para uma boa liderança é a capacidade de persuadir e influenciar as pessoas, através de uma comunicação eficaz, argumentação consistente, clareza na exposição do raciocínio e a habilidade de debater pontos de vista. Tudo isso de modo a desenvolver ideias e construir soluções em conjunto, fazendo com que os interlocutores se sintam suficientemente instigados a defender com firmeza as suas teses, sem receio do confronto saudável, e, ao mesmo tempo, confortáveis e confiantes na presença do líder.
Gestão é algo mais complexo que requer não apenas o talento e a habilidade de influenciar pessoas. Implica em saber organizar e transformar conhecimentos, recursos e esforços em resultado. (Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/24942/qual-a-diferenca-entre-um-bom-lider-e-um-bom-gestor#ixzz4BqHbMEbBAcesso em: 17 jun. 2016)
Sabendo disso, cabe ao educador-gestor, na liderança do grupo, estimular:
I- os talentos individuais para a competitividade.
II- as discussões para a tomada de decisões.
III- o envolvimento de todos na resolução das dificuldades.
IV- as ações coletivas para o alcance dos objetivos.
V- a responsabilidade e o comprometimento com as ações.
A opção correta é: