ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA


A partir dos seus estudos você ampliou seu conhecimento sobre o fato de que há uma relação entre o aluno aprender brincando e o bom planejamento por parte de quem aplica o jogo em sala de aula. Com base nessa afirmação, classifique as assertivas abaixo em verdadeiras ou falsas e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 

I.    A utilização do lúdico nas atividades escolares propicia ganhos pedagógicos nas áreas afetiva, cognitiva, social e moral, visto que desenvolve a sensibilidade e a criatividade e constrói o conhecimento.

II.   Para se obter um jogo que incite o aluno a buscar o resultado, é necessário que o educador faça um planejamento organizado, pois as crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e de resolver situações problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias.

III. Independente do bom planejamento do professor e dos jogos escolhidos levando em conta a faixa etária e habilidades dos alunos, todas as vezes que o professor utiliza os jogos como caminho de aprendizagem, os alunos aprendem, pois os jogos são inerentes à criança.

IV.   Vale ressaltar que a aplicabilidade dos jogos e um bom planejamento feito pelo professor é um fator secundário na real aprendizagem do aluno.

 V.   Ao optar por trabalhar a Matemática por meio de jogos, o docente deve levar em conta a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras e o planejamento de sua ação com o objetivo de o jogo não se tornar um mero prazer.

 




  • F, F, V, V, V

  • V, V, F, V, V

  • F, V, F, F, V

  • V, V, V, F, V

  • V, V, F, F, V