LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Segundo Chiavenato (1993, p. 500) o conflito consiste "na existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e colidentes que podem se chocar. Sempre que se fala em acordo, aprovação, coordenação, resolução, unidade, consentimento, consistência, harmonia, deve-se lembrar que essas palavras pressupõem a existência ou a iminência de seus opostos, como desacordo, desaprovação, dissenção, desentendimento, incongruência discordância, inconsistência, oposição – o que significa conflito. O conflito é a condição geral do mundo".
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - O gestor tem o papel essencial quanto a percepção e constatação desses conflitos, o que lhe exigirá ações para solucionar as divergências e transformá-las em experiências exitosas de aprendizagens e crescimento em/na equipe.
II – A metodologia a ser adotada pelo gestor na resolução do conflito deve ser aquela padronizada, pois já foi testada e atenderá os objetivos esperados, independente da organização e/ou situação conflituosa apresentada nesse cenário.
III – A gestão de conflitos exige intervenções de êxito que busquem reduzir as problemáticas inerentes a situações apresentadas nesse contexto, assim como analisar e escolher a melhor abordagem que atenda às necessidades singulares que cada caso requer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.