PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


Primeiramente, leia o texto a seguir.

Imunologia

A Imunologia é uma das áreas do conhecimento em Ciências Biomédicas que mais tem expandido nas últimas décadas. Investiga a resposta do nosso organismo em contato com diversos patógenos, células neoplásicas, transplantes, e diversos tipos de moléculas sejam estranhas ou próprias do indivíduo. Em geral, a resposta imunológica é protetora, mas muitas vezes ela é responsável por patologias diversas como, por exemplo, por alergia, rejeição a transplantes ou doenças auto-imunes. A importância do sistema imune fica evidenciada em pacientes imunodeficientes que geralmente são bastante suscetíveis ao desenvolvimento de infecções graves.

A Imunologia procura também compreender quais são os mecanismos responsáveis por estas doenças; desenvolver imunoterápicos protetores, como, por exemplo, vacinas e anticorpos específicos ou reguladores da resposta imune. Desenvolve também novos métodos e reagentes para imunodiagnóstico laboratorial, importantes para a saúde humana e animal. Para a compreensão aprofundada destes mecanismos, a investigação em Imunologia transita em outras áreas afins do conhecimento como Microbiologia, Parasitologia, Farmacologia, Bioquímica, Biologia Molecular e Genética.

Fonte: Disponível em: http://www.icb.usp.br/~imunoicb/?page_id=15. Acesso em: 23 mar. 2017.

A partir das informações do texto, e considerando as funções e as células que compõem o sistema imune, assinale a alternativa CORRETA.

São as "células brancas" mais abundantes e correspondem a 60% dos leucócitos totais. Entre as suas funções estão, a fagocitose do invasor, especialmente bactérias, e a participação no processo inflamatório, com a formação do “pus”. Na morfologia, apresenta grânulos no citoplasma e núcleo com vários lóbulos (ou segmentos).




  • Linfócitos T.

  • Monócitos.

  • Neutrófilos.

  • Mastócitos.

  • Macrófagos.