MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA


O que é dengue?

 

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue. Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.

Acredita-se que o mosquito transmissor chegou ao Brasil pelos navios negreiros, uma vez que as primeiras aparições do mosquito se deram no continente africano. No início do século XX, o médico Oswaldo Cruz implantou um programa de combate ao mosquito, visando reduzir os casos de febre amarela. Essa medida chegou a eliminar a dengue no país durante a década de 1950. Segundo o Ministério da Saúde a primeira ocorrência do vírus no país, comprovada laboratorialmente, ocorreu em 1981-1982 em Boa Vista (PR). No entanto, a dengue voltou a acontecer no Brasil na década de 1980. Hoje em dia, os quatro tipos de vírus circulam no país, sendo que foram registrados 587,8 mil casos de dengue em 2014, de acordo com o Ministério da Saúde.

Fonte: Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dengue. Acesso em: 30 mar.2017.

Considerando as informações do texto acima, pode-se afirmar que o principal vetor de transmissão da dengue é o mosquito:




  • Anopheles darlingi, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

  • Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

  • Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas equatoriais e mediterrâneas.

  • Anopheles darlingi, que se desenvolve em áreas equatoriais e mediterrâneas.

  • Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas semiáridas e desérticas.