MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA


O Strongyloides stercoralis  é um verme que apresenta algumas características biológicas interessantes em seu ciclo evolutivo. O S. stercoralis pode multiplicar-se, durante algumas gerações, em vida livre. Seus ovos eclodem ainda nas vizinhanças da mucosa intestinal e, assim, a forma evolutiva eliminada nas fezes dos humanos são as larvas rabditoides. Só existem machos na fase de vida livre no solo. 

Em relação ao verme (Strongyloides stercoralis ), foram realizadas as seguintes afirmações:

I)  As fêmeas são de vida livre, encontradas no ambiente. São partenogênicas e parasitam o intestino delgado de humanos. Elas possuem o genoma 3n e, portanto, não precisam de um macho para se reproduzirem.

II) As fêmeas são de vida livre, encontradas no ambiente. São partenogênicas e parasitam o intestino delgado de humanos. Elas possuem o genoma n e, portanto, não precisam de um macho para se reproduzirem.

III) Do ponto de vista clínico, esse é um dos poucos vermes que podem causar diarreia. Como seu habitat é o intestino delgado, ele pode causar uma diarreia com cólicas periumbilicais (em torno do umbigo), fezes aquosas, com grande volume, odor muito forte, podendo conter pedaços de alimentos não digeridos (lienteria) e flatulência (gases).

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:




  • II e III, apenas

  • I, apenas

  • I e II, apenas

  • I e III, apenas

  • III, apenas