MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
Ameba é um termo geral que engloba diferentes gêneros e espécies de protozoários, sejam parasitos ou de vida livre, a maioria são sarcodinas e outros sarcomatigóforas. Entre as amebas intestinais, ou seja, aquelas que podem ser encontradas no intestino grosso, estão: Entamoeba coli, Entamoeba histolytica, Entamoeba dispar, Entamoeba hartmanni, Endolimax nana e Idamoeba butschlii, todas sarcodinas.
Destas, apenas a Entamoeba histolytica é considerada parasito e pode causar diarreia mucossaguinolenta. As demais, são consideradas comensais e sua presença no intestino, diagnosticada pelo encontro dos seus cistos nas fezes do hospedeiro, denuncia que essa pessoa está ingerindo água e alimentos contaminados com matéria fecal. Essa condição coloca o indivíduo sob o risco de adquirir qualquer infecção com mecanismo de infecção fecal-oral.
Sobre os protozoários com habitat no intestino grosso, foram realizadas as seguintes afirmações:
I) A Entamoeba histolytica e o Balantidium coli são protozoários que habitam o intestino grosso e podem causar uma diarreia mucossanguinolenta. O excesso de produção de muco parece ser uma resposta inespecífica contra agentes agressores na mucosa.
II) Com relação à E. histolytica, especificamente, é preciso considerar que uma chegando à luz do intestino grosso, os trofozoítos que desencistaram no intestino delgado, podem seguir dois caminhos que determinam se o ciclo será patogênico ou não patogênico.
III) O B. coli pode fazer alternância de gerações, reproduzindo-se por divisão binária ou por conjugação, que é uma forma de reprodução sexuada.
Assinale a alternativa CORRETA: