FORMAÇÃO GERAL XVI


Em todo grupo, seja de base de aprendizado ou base de trabalho, as pessoas são motivadas por suas necessidades emocionais, e ao supri-las, atendem o estímulo que buscam para progredir. Considerando essa afirmação, é correto dizer, considerando a pirâmide de necessidades de Maslow, que:

 

I. Um grupo que não proporciona efetivamente a gratificação das necessidades básicas de seus membros irá, de fato, criar problemas adicionais para seus membros.

II. As necessidades do topo da pirâmide, relacionadas ao ser, surge da necessidade de sermos quem somos,de  sermos verdadeiros com a nossa natureza, e quando satisfeitas, elas nos amadurecem e enriquecem.

III. A Hierarquia das necessidades começa com as necessidades de sobrevivência (fome, sede, sono), em seguida, temos as necessidades de segurança, depois, as necessidades sociais (amor, afeto, vinculação), por fim, as necessidades do ser (importancia, valor, honra).

IV. Se o indivíduo, por meio do grupo, não encontrar meios de satisfazer suas necessidades no ambiente organizacional, pode não conseguir se engajar totalmente com os objetivos dela, fazendo com que todos os envolvidos sejam prejudicados, pois uma pessoa insatisfeita tende a não conseguir se comprometer e produzir adequadamente.

V. Grupos funcionais e equipes autorrealizadas em suas necessidades, em troca, são capazes de empoderar cada membro da equipe, que será, de forma responsável, apoiador da capacidade do outro, e o grupo, por sua vez, se tornará, crescentemente, autogerenciado.

 

Estão corretas somente as afirmativas:




  • I, II, III e V.

  • I, II, III, IV e V.

  • II, III, IV e V.

  • I, II, III e IV.

  • III, IV e V.