ARTE E EDUCAÇÃO


Ao trabalhar com as Artes visuais na educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, o professor precisa ter alguns conhecimentos teóricos, específicos ao conteúdo de Arte Visuais. Com base no estudo do capítulo IV e algumas reflexões sobre o conteúdo de Artes Visuais, analise as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): 

(    ) Somente em “maio de 2016”, as artes visuais foram incorporadas como ensino obrigatório ao currículo do ensino básico. Até a presente data, somente o ensino da Música era componente obrigatório, mas não exclusivo, do ensino da arte.

(    ) O trabalho com as Artes visuais na educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental tem como intenção formar artistas, pintores, escultores, mesmo que não sejam reconhecidos no decorrer da sua vida.

(    ) Por artes visuais, elencamos todas as formas visuais de comunicarmos com o mundo. Neste sentido, diferentes linguagens devem ser trabalhadas em sala de aula.

(    ) “No contexto educativo, o termo artes visuais substituiu a designação artes plásticas para nomear a grande visualidade. E, [...] por incorporar várias manifestações visuais como: desenho, pintura, escultura, gravura e artes gráficas, vídeo, cinema, televisão, grafite animação” (PEREIRA, 2014, p. 9).

(    ) A criança ao desenhar, ao descobrir cores, ao colorir experenciando materiais diferentes está colocando na tela sua forma de ver e perceber o mundo que a cerca.

(   ) De acordo com o PCN de Artes, os blocos de conteúdos de artes visuais para as séries iniciais do Ensino Fundamental são: expressão e comunicação na prática dos alunos em artes visuais; as artes visuais como objeto de apreciação significativa; as artes visuais como produto cultural e histórico.

 

A sequência CORRETA está contida em:




  • V, F, V, V, V, V.

  • V, V, F, V, F, F.

  • F, V, F, V, V, V.

  • F, V, F, V, F, V.

  • F, V, V, F, F, V.