EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Nos estudos sobre: Necessidades Educacionais Especiais e as Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiências físicas e mentais; vimos que o aluno com necessidades educacionais especiais tem direito ao atendimento educacional especializado. Nesta direção (SCUSSEL; ALMEIDA; KIKUICHI, 2011, p. 200/202), podemos afirmar que,

I - o atendimento educacional especializado (AEE) não tem por compromisso o desenvolvimento dos conteúdos acadêmicos, no entanto, ele deverá buscar meios para que os alunos se apropriem dos conhecimentos que lhes permitam a leitura, a escrita e a quantificação.

II - o objetivo do AEE é de suprir as necessidades do aluno, possibilitando o acesso a recursos que possam minimizar limitações impostas por uma deficiência e consequentemente promover o desenvolvimento e a aprendizagem desse aluno.

III – o ensino comum e atendimento educacional especializado precisam caminhar juntos, pois um se beneficia do desenvolvimento do outro.

IV - o professor especializado pode/deve orientar o professor da classe comum, no sentido de adaptação de materiais e atividades, bem como em outras necessidades que surgirem no decorrer do processo.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:




  • I e II apenas.

  • I, II, III e IV

  • I, III e IV apenas.

  • II e III apenas.

  • I e IV apenas.