Na concepção de Borges (2010, p.229) a Declaração de Salamanca apresenta uma contradição. Leia e analise as afirmativas abaixo e escolha qual delas refere-se ao aspecto contraditório exposto por ela.
Segundo a autora, esse documento recomenda, apenas, a escolarização de crianças em classes e escolas especiais, “[...] nos casos, pouco frequentes, nos quais se demonstre que a educação nas classes comuns não pode satisfazer às necessidades educativas ou sociais da criança [...]”. (UNESCO, 1994, p. 24)
Segundo a autora, o documento recomenda que todas as crianças com necessidades especiais devem aprender juntas, umas com as outras, nas escolas especiais, pois, o ensino na escola regular contribui pouco com essas crianças
Segundo a autora, esse documento recomenda, apenas, que “todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de suas dificuldades e diferenças”. (UNESCO, 1994, p. 23)
Segundo a autora, ao mesmo tempo que ele advoga que todas as crianças com necessidades especiais podem aprender juntas com as outras da escola regular, ele advoga também que elas podem aprender em instituições separadas, portanto, segregativas.
Segundo a autora, o documento recomenda, apenas, a escolarização de crianças em classes regulares, nos casos, muito frequentes, nos quais se demonstre que a educação nas classes especiais pode satisfazer às necessidades educativas da criança.