GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


Para cada agente público existe um cargo com funções determinadas em lei, e a vinculação de pessoas a determinados cargos e funções é realizada por meio da investidura. Qualquer investidura deve assumir três variáveis, podendo ser administrativa ou política, originária ou derivada e, ainda, vitalícia, efetiva ou em comissão. Sobre as variações de investidura, analise as afirmações abaixo:  

I- A investidura política normalmente realiza-se por meio da diplomação dos eleitos em eleição direta ou indireta, mediante sufrágio universal, ou restrito a determinados eleitores na forma da Constituição da República.

II- A investidura administrativa se destina ao preenchimento dos cargos do serviço público nos três poderes, da administração direta e das autarquias e fundações.

III- A originária é utilizada para cargos e funções de confiança, que ocupam lugares transitórios, sendo exoneráveis a qualquer momento.

IV- A investidura vitalícia, como o nome indica, é aquela investidura perpétua, em que, uma vez nomeado, o agente só pode ser destituído por processo judicial. É o caso dos magistrados, que precisam dessa condição para poder fazer seu trabalho sem sofrer influências ou pressões.

Marque a alternativa correta:




  • As afirmações I, II, III e IV estão corretas. 

  • Apenas as afirmações II, III e IV  estão corretas. 

  • Apenas as afirmações  II e III estão corretas. 

  • Apenas as afirmações I, II e III estão corretas. 

  • Apenas as afirmações I e IV estão corretas.