MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL


Após refletir sobre as teorias políticas de Razão de Estado e sua convergência para o Mercantilismo, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 

 (  ) Para superar as forças centrífugas, é necessário subordinar, até mesmo, a vida econômica. Pensava-se, portanto, em termos de utilidade social e prosperava a ideia de uma conversão de vícios privados nas virtudes públicas através da ação autoritária do Estado.

 (  ) Porque não somos perfeitos e vivemos com pessoas imperfeitas; e o mundo moderno como o lugar onde todos tem suas vistas voltadas para o lucro, surge o imperativo de um Estado regulador, que garanta o bem comum. 

(  ) Para novos males, novos remédios. O marinheiro nem sempre governa a vela da mesma maneira para ganhar um outro porto. As considerações do governo mudam, assim como os conselhos [...] conforme a necessidade, portanto.

(  ) Exige-se a mediação de um soberano que, como um bom comerciante, deve maximizar seu ganho, sendo necessário que o "policiamento estatal" garanta a ordem, assegurando o preço certo, a qualidade dos bens e o pagamento de impostos para que se garanta o bem-estar social.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 




  • V; V; V; V.

  • V; F; V; F.

  • V; V; F; V.

  • F; F; F; F.

  • V; V; F; F.