MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL
Após refletir sobre várias reviravoltas no mundo do pensamento que foram verificadas no século XVII, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) As autoridades do passado foram desafiadas, assim como as tradições mais consolidadas. Nesse contexto, as crenças e superstições religiosas assumiram uma nova dimensão.
( ) os dogmas da fé não pareciam mais intervir no contexto do desenvolvimento do pensamento e, sobretudo, do comportamento. Esta revolução foi fruto de um processo lento e prolongado que começou no final da Idade Média, acelerando e se intensificando gradativamente.
( ) Nicolau Copérnico (1473-1543), Johannes Kepler (1571-1630), Isaac Newton (1642-1723), Galileu (1564-1642) e todos os cientistas modernos procuram entender o universo com um propósito muito específico. Era uma questão de tornar-se, segundo a expressão de Descartes, mestre e possuidor da natureza pelo uso da razão, a fim de melhorar a vida individual de cada ser humano.
( ) Os pioneiros pensadores da modernidade queriam libertar o humano de seus sofrimentos e daquilo que os afastavam uns dos outros. O desenvolvimento das forças produtivas foi, assim, influenciado em vista da dominação dos fenômenos naturais pela ciência e pela tecnologia.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: