MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL
Após refletir sobre o projeto moderno, desejo de libertação das tradições medievalistas, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Racionalismo: Trabalho de observação metódica para entender e dominar a natureza. Deve-se trabalhar com rigor, procedendo a validação de teorias e hipóteses por um trabalho meticuloso de experimentação. Surge o ideal comum (quase um dogma) de que a Ciência é infalível.
( ) Antropocentrismo: Se o homem é o senhor da razão, então, ele pode muito. O uso da razão confere ao indivíduo moderno uma confiança inabalável nas possibilidades humanas e um entusiasmo constante com as próprias conquistas.
( ) Humanismo: Ao Homem cabe o comprometimento com o próprio Homem. A vida humana, a felicidade humana, o conforto físico, psíquico e social do ser humano deve ser uma prioridade.
( ) Individualismo e/ou Personalismo: a identidade do sujeito, suas qualidades, traços psicológicos, talentos individuais passam a ser instrumento de projeção social. Também sua vida privada, sua privacidade, passa a ter uma importância maior. O paradoxo é: Ser notado e conhecido X Ter a privacidade e a intimidade preservadas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: