LITERATURA INFANTO-JUVENIL
- Acerca do aumento do público leitor devido ao maior acesso à alfabetização e sua relação com a literatura infantojuvenil, analise estas afirmativas:
I- A fase de expansão da literatura infantojuvenil brasileira se vincula fortemente à queda da taxa de analfabetismo no Brasil, que chegou nos anos de 1970 aos 20,7%.
II- Ainda que muito vagaroso, e ainda hoje ineficiente, o sistema educacional público brasileiro contribuiu, pelo menos, para fazer surtir nos anos 70 um público com um pouco mais de condições de entrar na dinâmica de uma cultura letrada.
III- O surgimento, ao fim dos anos de 1960, de instituições como a Fundação do Livro Escolar, em 1966, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 1968, o Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil, em 1973, e as diversas associações de Professores de Língua e Literatura, assim como a Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil, estabelecida em 1979 em São Paulo contribuíram, em certa medida, com o avanço do cenário relacionado à leitura literária e ao mercado editorial brasileiro.
Assinale a alternativa correta: