LITERATURA INFANTO-JUVENIL


Sobre as características e potencialidades da literatura infantojuvenil, analise estas afirmativas:

 

I- O ser humano caracteriza-se pela dimensão simbólica, isto é, sua capacidade de produzir, reconhecer e interagir com os signos, e a literatura infantojuvenil é um dos modos de inseri-lo em tal dimensão.

II- Os sentimentos experimentados pelo homem podem ser trabalhados pela literatura. Medo, solidão, amor etc. são aprendidos e refletidos por meio da literatura infantojuvenil, por isso apenas textos que apresentam valores positivos e pedagógicos devem ser oferecidos às crianças e aos jovens.

III- Linguagem verbal e não verbal constituem a sua especificidade, sendo que, cada vez mais, essas duas instâncias são observadas na literatura infantojuvenil.

IV- O aspecto simbólico é dimensão definidora do homem, e a literatura infantojuvenil, ao propiciar à criança a exploração desse universo, radicaliza as concepções de significação. Considerando que a palavra é, por excelência, o material do literário e, também, da possibilidade de significação, ela acaba por unir ao símbolo a força de sua materialidade, constituindo, assim, a unidade (plural) fundadora do trabalho literário.

 

Está correto apenas o que se afirma em:

 

 




  • I, II e III.

  • II, III e IV.

  • I, III e IV.

  • III e IV.

  • I, II e IV.