PRÁTICAS DE LINGUAGEM: GÊNEROS TEXTUAIS


Fabri (2017) apresenta, no capítulo 4, do livro de apoio,  usos de sentidos e funções para palavra já. De acordo com a pesquisa da autora, na gramática normativa, tradicional, essa palavra tem o sentido de agora, neste momento e funciona como adjunto adverbial de tempo, por exemplo: “Ana chegou para a palestra.”, ou seja, chegou agora, neste momento, acabou de chegar.

Um outro sentido, verificado nas pesquisas e que não está registrado nas gramáticas é o emprego do item linguístico como conjunção de adversidade, com uso semelhante ao mas.  Vejamos o exemplo: “Carlos foi aprovado no concurso, (mas) Joaquim, irmão de Carlos,  não conseguiu sucesso.”

A seguir, há vários enunciados com o emprego da palavra já, identifique em um o emprego dessa unidade linguística com o sentido de adversidade, de contrajunção e não com o sentido de circunstância temporal.

Assinale a opção correta.




  • A mãe disse: - “Ricardo volte para o almoço.”

  • As chuvas da região sudeste têm contribuído para uma boa safra de soja, na região nordeste, a seca tem feito estragos na plantação de milho.

  • O eletricista, que foi chamado  para  resolver o problema da iluminação nas salas de aula, chegou.

  • A professora, preocupada com a ausência do aluno, começa a procurá-lo pela escola, de repente o encontra na biblioteca. Ela, aliviada diz: -“te procurei por todos os lugares.”

  • Eles chegaram atrasados para a palestra sobre Guimarães Rosa e saíram para encontrar com os colegas no bar.