GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA


Relacione cada um dos principais componentes do setor elétrico brasileiro com suas principais descrições:

(A) CNPE.

(B) MME.

(C) CMSE.

(D) EPE.

(E) ANEEL.

(F) ONS.

(G) CCEE

(  ) Empresa pública federal que tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinados a subsidiar o planejamento do setor energético.

(  ) Tem por objetivo executar as atividades de coordenação e controle da operação de geração e transmissão, no âmbito do SIN. Responsável pela operação física do sistema e pelo despacho energético centralizado.

(  ) Tem como objetivo viabilizar a comercialização de energia elétrica no SIN. Administra os contratos de compra e venda de energia elétrica, sua contabilização e liquidação. Responsável pela operação comercial do sistema.

(  ) Órgão com finalidade de regular a fiscalização, a produção, a transmissão, a distribuição e a comercialização de energia, em conformidade com as políticas e diretrizes do Governo Federal.

( ) Função precípua de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território.

( ) Encarregado pela formulação do planejamento e da implementação de ações do Governo Federal no âmbito da política energética nacional.

( ) Órgão de assessoramento do Presidente da República para formulação de políticas nacionais e diretrizes de energia, visando, dentre outros, ao aproveitamento natural dos recursos energéticos do país, à revisão periódica da matriz energética e à definição de diretrizes para programas específicos.

A alternativa que corresponde à sequência correta é:




  • D, F, E, G, C, A, B.

  • A, C, E, G, F, B, D.

  • D, F, G, E, C, B, A.

  • D, E, F, B, A, G, C.

  • A, B, C, E, G, F, D.