ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM QUÍMICA


Polímeros sintéticos são macromoléculas que podem apresentar diferentes tipos de organização, apresentando propriedades que permitem seu uso em vários objetos do cotidiano. As embalagens utilizadas no processo de armazenamento e transporte de produtos é um exemplo. As garrafas do tipo PET são feitas de polímeros sintéticos e possuem inúmeras vantagens, como leveza e resistência, o que permite a produção de embalagens com alta capacidade volumétrica, fáceis de transportar e empilhar, além de baixo custo, caracterizando essa embalagem como uma das mais práticas que existe.

 

Em relação ao Poli(tereftalato de etileno) – PET, analise as afirmações a seguir.

 

I. Similarmente aos vidros, o PET é um material cristalino, caracterizado por arranjos moleculares ordenados, formando uma estrutura tridimensional denominada rede cristalina.

II. Macromoléculas são sempre flexíveis a baixas temperaturas, porque a energia cinética dos átomos é menor; no entanto, são rígidas a altas temperaturas, porque se dilatam, permitindo movimentos além das vibrações.

III. O polímero PET é obtido pela reação entre unidades condensadas de dois monômeros: A (ácido tereftálico – diácido orgânico) e B (etilenoglicol - diálcool), formando uma macromolécula C, um poliéster.

IV. O PET é classificado como um termoplástico, ou seja, não sofre alteração em sua estrutura química durante o aquecimento até a sua fusão. Após resfriamento, pode novamente ser fundido e, portanto, ser remoldado.

 

É correto apenas o que se afirma em




  • II e IV

  • III e IV

  • I

  • I e III

  • II