Muitas atividades avaliativas podem ser realizadas com as crianças na educação infantil. Com relação à forma de avaliar e ao tipo de avaliação, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil orientam que a observação deve ser uma atitude constante do docente.
Observe as alternativas a seguir e identifique a que estiver em conformidade com os RCNEI:
O professor não deve trabalhar com atitudes de preconceito ou discriminação na educação infantil, pois as crianças dessa faixa etária ainda estão em formação e precisam expressar seus sentimentos de forma autêntica e espontânea.
O professor que trabalha com crianças da faixa etária de três anos, deve ter ciência de que o trabalho com o nome próprio não é prioritário nessa idade, e por isso, a identificação dos nomes dos colegas de turma não deve fazer parte de suas observações avaliativas.
O professor deve observar que a partir dos três e até os seis anos, pode-se esperar que as crianças manifestem suas preferências, seus desejos e desagrados, que demonstrem o desejo de independência em relação aos adultos no que se refere às ações cotidianas.
O professor deve realizar com as acrianças a avaliação formativa, ou seja, deve avaliar a criança independentemente das situações de aprendizagem que foram oferecidas a ela.
O professor deve observar e ajudar sempre todas as crianças que não conseguem realizar atividades e tarefas sozinhas e, se necessário, realizar as atividades por elas, pois somente dessa forma é que as crianças aprenderão, com o tempo, a serem autônomas.