ARTE E EDUCAÇÃO


Analise com atenção o texto de Vianna (1995) que se segue para responder a questão.

Estereótipo, uma bola de neve.

Onde encontrar os desenhos estereotipados? Sempre os mesmos, enfadonhamente repetidos, eles estão em todos os lugares, mas principalmente nas escolas. É lá onde podemos apreciar a maior quantidade e variedade deles, é onde melhor podemos acompanhar sua utilização. Os vemos nos murais, nas janelas, nas portas, nas paredes, nos materiais didáticos, nos trabalhos das crianças... A escola parece ser o habitat natural dos estereótipos, um terreno fértil onde vicejam e se reproduzem à exaustão, sob o pretexto ou a ilusão de tornar o ambiente ou a aprendizagem mais atraente, agradável, interessante para a criança. Todos gostam e as crianças desde cedo aprendem a amar os estereótipos. Eles vêm não se sabe e vão para onde não se sabe. Nós os usamos simplesmente porque gostamos, achamos “bonitinhos”, “fofinhos”, “uma gracinha”. Com exceção das representações de personagens da comunicação de massa, (antes Mickey, Garfield, Snoopy, hoje Pokemon, Superpoderosas, Bob Esponja..), as outras não sabemos quem criou, de onde aprendemos, e nem para que servem. Mesmo assim, as adotamos indiscriminadamente. Pior, impunemente! Elas nos parecem tão familiares, tão inofensivas...

Diretores e donos de escola sabendo que pais gostam destas enfeitadas, abusam dos estereótipos com o objetivo de atrair alunos. Salvo raros pais esclarecidos, a maioria se deixa envolver pelo aspecto externo do prédio, julgando, equivocadamente, ser bom o colégio que enfeita suas paredes. Dificilmente, pais gostam de matricular filhos em escolas de “paredes nuas”.


Se é assim, o que os estereótipos têm de tão negativo? Se crianças adoram, seus pais também, se as professoras se sentem bem em fazê-los, se as diretoras se orgulham de ter a escola enfeitada, por que combatê-los? Por que não aceitá-los?

Não podemos aceitá-los porque como educadores, acreditamos no poder de criatividade das pessoas, na individualidade de cada ser humano, acreditamos na necessidade vital que a criança tem de se expressar; porque somos contra a acomodação e desejamos a transformação.

 

Em relação ao que é colocado por Vianna é CORRETO afirmar que:

I- Se os modelos chamados “estereotipados” agradam às crianças e aos pais a escola deve continuar a incentivar o seu uso pelos (as) professores (as).

II- Os desenhos chamados “estereotipados” fazem parte do mundo da criança e deixam a escola mais alegre e colorida.

III- A escola utiliza estereótipos nos murais, nas portas, nas paredes, nos materiais didáticos, nos trabalhos das crianças. Isso tem dificultado muito o desenvolvimento criativo do desenho infantil e mesmo a perda do “seu desenho” pelas crianças.

IV- As paredes das escolas, no início do ano letivo, devem estar enfeitadas com murais organizados pelos professores, pois isso agrada aos pais e às crianças.

V- Se a escola é o lugar da criança, é o seu desenho (e não o modelo que o professor escolhe) que deve estar presente na escola, pois pelo desenho a criança se expressa e conta de si mesma.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:




  • III e V apenas.

  • II, III e V apenas.

  • I, II e IV apenas.

  • I, III, e IV apenas.

  • II e IV apenas.