GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA
O termo mineralogia deriva da palavra latina MINERA, de provável origem céltica, (mina, jazida de minério, filão), que forma o adjetivo do Latim mineralis, “relativo às minas” e o substantivo do Latim minerale (produto das minas), que deu origem ao adjetivo e substantivo português mineral, acrescido do sufixo Grego logia (ciência, tratado, estudo); portanto mineralogia é o estudo dos minerais em todos os seus aspectos.
A respeito do assunto, assinale V para o que for Verdadeiro e F para o que for Falso:
( ) As substâncias originadas por atividades ou processos biológicos, a exemplo do carvão, âmbar, marfim, pérola, petróleo, que não se incluem em nenhuma das definições, devem ser denominadas mineraloides.
( ) Os minerais são caracterizados pela maneira com que os átomos estão dispostos internamente e pela composição química, expressa por fórmula química, que pode variar dentro de limites definidos e previsíveis pelas características atômicas, gerando os diferentes grupos de minerais ou soluções sólidas.
( ) Os minerais magmáticos são aqueles que resultam da cristalização do magma e constituem as rochas ígneas ou magmáticas.
( ) A formação dos minerais metamórficos, com o resfriamento e mudanças no ambiente de pressão litostática ou de fluídos, entre outros fatores, é controlada especialmente pela concentração dos elementos e solubilidade dos constituintes na solução magmática.
( ) Os minerais sedimentares terão, quanto mais rápido for o processo de cristalização, menores fases cristalinas e maior o volume de material não cristalino formado, podendo chegar a resultar apenas vidro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: