O CAPITALISMO NAS AMÉRICAS: A CONTEMPORANEIDADE


Leia com atenção:

 

 “Críticos e historiadores da arte estão de acordo em vincular aspectos da arte muralista não só ao momento da Revolução Mexicana, mas em apontar suas raízes remontando até mesmo ao período pré-hispânico como forma utilizada para expressar valores, crenças e experiências de vida através da arte, como também à forma artística preferida no período colonial na decoração de conventos e igrejas, com intenção evangelizadora” (VASCONCELLOS, 2005, p. 286).

 

O Muralismo mexicano constitui uma das principais expressões culturais da América Latina. A respeito dessa arte, podemos afirmar que:




  • O muralismo se vincula à Revolução Mexicana devido ao caráter elitista e modernista de ambos os movimentos.

  • Apesar de sua grandiosidade, é considerada como uma arte secundária no México atual, que valoriza mais a indústria cultural influenciada pela mídia norte-americana.

  • O muralismo mexicano da década de 20 caracterizou-se pelo esforço em reproduzir as imagens dos principais eventos ocorridos durante a Revolução, enaltecendo os líderes do movimento.

  • A pintura mural, advinda do processo revolucionário de 1910 é, para alguns autores, uma arte intencional e plena de significado ideológico, que visa enaltecer e propagandear a obra da Revolução.

  • A arte mural buscou resgatar a arte asteca e maia, entendida como a única e verdadeira herança cultural do povo mexicano.