O CAPITALISMO NAS AMÉRICAS: A CONTEMPORANEIDADE


Em 1973, uma junta militar comandada pelo general do Exército chileno, Augusto Pinochet, instaurou um novo poder político a partir do golpe contra o governo de Salvador Allende. O governo militar fechou o Parlamento e alterou a Constituição chilena para que as Forças Armadas ficassem responsáveis por todas as funções dos poderes legislativo e executivo.

Sobre as repressões impostas pela ditadura no Chile, analise as afirmações a seguir:

 

I – Os partidos políticos foram proibidos de fazerem declarações sobre os acontecimentos políticos, reuniões, propaganda e (ou) interferir em atividades sindicais e de associações sociais.

II – A ditadura instituiu a pena de morte e execuções por fuzilamentos a todos aqueles que oferecessem resistência ou manifestassem oposição ao governo.

III – Após se tornar presidente, o general Pinochet buscou o apoio popular ao modernizar a economia e a suprimir os processos de tortura e assassinatos políticos.

IV – O Estádio Nacional se tornou oficialmente palco de julgamentos, torturas e execuções de presos políticos e civis considerados culpados por ações subversivas.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • I, II e III.

  • I e III.

  • I, II e IV.

  • I, II, III e IV.

  • II e IV.