O CAPITALISMO NAS AMÉRICAS: A CONTEMPORANEIDADE


A ascensão e consolidação dos Estados Unidos como país hegemônico no século XX teve vários fatores. A respeito desses fatores, julgue os itens que se seguem e assinale a resposta correta:

 

I – A política externa norte-americana do século XIX priorizou a consolidação da nação, procurando garantir sua segurança e unidade nacional mediante o distanciamento da Europa.

II – Para manter suas alianças políticas o governo norte-americano formulou várias doutrinas, norteadas pelas noções de comércio e cooperação política, a exemplo do Corolário Roosevelt, que estabeleceu a política da boa vizinhança com os países latino-americanos.

III – Apesar de surgirem como nação imperialista no fim do século XIX, foi no pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que o papel hegemônico dos Estados Unidos no mundo capitalista atingiu o seu apogeu.

IV – Nos anos 2000, a “guerra preventiva”, estabelecida pelo governo Bush, substituiu a luta contra o terrorismo na Guerra Fria pelo combate ao comunismo socialista, de países como Cuba, China e Iraque, o que fortaleceu a liderança dos Estados Unidos no mundo capitalista.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:




  • III e IV.

  • I e III.

  • I, II e III.

  • I e II.

  • I, III e IV.