BIOGEOGRAFIA


Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.

O arquipélago de Galápagos é um laboratório vivo! Um reduto isolado no Pacífico, que testemunhou o nascimento e desaparecimento de grande quantidade de espécies. Lá:

“As iguanas nadam no mar como dragões, fazendo seus ninhos em ardentes crateras vulcânicas. Os pássaros se transformam em vampiros, as tartarugas bramem nos campos de lava e os pinguins, tubarões, baleias e focas se escondem entre os coloridos corais tropicais”. (Fonte: http://www.discoverybrasil.com/galapagos/, acesso em Jun 2016)

Com base em nossos estudos sobre as Ilhas Galápagos analise as frases abaixo e assinale a que estiver correta:

 




  • Há tentilhões que são entomófagos (se alimentam de frutos), granívoros (se alimentam de insetos) e frugívoros (seu alimento é composto de folhas e sementes).

  • Acredita-se que os tentilhões tenham surgido de uma espécie ancestral comum. Por este motivo não apresentam diferenças fenotípicas (de aparência e comportamento).  

  • As Ilhas Galápagos estão localizadas no Oceano Pacífico e se encontram sob jurisdição do Chile. O país realiza pesquisas no local, que abriga uma base-alojamento.

  • Os tentilhões observados por Darwin nas Ilhas Galápagos ajudam a compreender a especiação, fenômeno que ocorre em decorrência do isolamento da espécie.

  • Galápagos entrou para a história da ciência natural por sua contribuição à teoria das características adquiridas, elaborada por Jean Baptiste Lamarck.