RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


Por meio da perfuração de rochas continentais e marítimas o ser humano explora o petróleo, um hidrocarboneto utilizado para uma infinidade de objetivos na sociedade pós-moderna. Sua distribuição no mundo é irregular, sendo o Oriente Médio a região mais privilegiada, embora a maior parte da população daqueles países não usufrua dessa riqueza.

Nos estudos realizados sobre o petróleo,  veja quais das assertivas abaixo estão corretas e some os números correspondentes a cada uma delas:

 01) Segundo Leiz & Amaral (1995) o petróleo não é considerado um mineral, mas um mineraloide, bem como o âmbar e outras substâncias.

02) O petróleo é um tipo de betume, sendo naturalmente líquido. Sua ocorrência está associada às rochas sedimentares, e por isso o estudo da sedimentologia desperta grande interesse.

04) Para perfurar as rochas que dão acesso ao petróleo são feitas escavações em grandes áreas, o que gera grande impacto aos ecossistemas associados.

08) A maior parte das reservas brasileiras de petróleo é encontrada na Bacia de Campos e em estados do Nordeste. Com a descoberta do pré-sal o país passa a ser um dos mais ricos nesse recurso.

32) Dentre os estados onde há maior disponibilidade de petróleo estão o Maranhão e o Pará. Isso se deve às suas bases geológicas, compostas por rochas sedimentares.  

 A SOMA dos números que correspondem às afirmativas corretas é:




  • 42

  • 11

  • 12

  • 07

  • 33