RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


Da forma como se desenvolveram as relações sociais é impossível imaginar o mundo atual sem a aplicação de energia nas atividades humanas, seja no âmbito domiciliar ou industrial. A sociedade, mais complexa a cada dia, estabeleceu seu desenvolvimento baseado em algumas fontes principais de energia: fóssil (a exemplo do petróleo, carvão mineral e gás natural) e renováveis (como a água, vento, Sol, marés, biomassa). Sobre o uso da energia na sociedade atual podemos afirmar:




  • Quanto mais energia é disponibilizada, usada e explorada, mais conforto é alcançado por quem tem acesso a ela. A energia é a mola propulsora do desenvolvimento da sociedade atual. 

  • Por ser a natureza um “bem comum da humanidade” o uso e o consumo dos “bens naturais” entre os países acontece de maneira comum e igualitária.

  • Quanto maior a disponibilidade de recursos energéticos e quanto maior sua exploração, menor é a possibilidade de desenvolvimento econômico de um país.

  • Se um determinado país possui mais riquezas energéticas, consequentemente maior será seu desenvolvimento econômico, distribuição de renda e conservação ambiental.

  • A maior matriz energética do Brasil é o gás natural, seguido pela biomassa, urânio, água, vento, Sol, marés, petróleo e seus derivados.