LÍNGUA PORTUGUESA


Leia o texto abaixo com atenção.

Ler, lego em latim, significa colher tudo quanto vem escrito. Interpretar é eleger (ex-legere: escolher), ou seja, é selecionar os elementos fundamentais para realizar o sentido do texto. O leitor que interpreta deve saber cumprir sua tarefa de decifrar, compreender, escolher, traduzindo fielmente o texto, servindo-se dialeticamente do outro. Quando o leitor compreende e interpreta a expressão escrita, torna-se um mediador que decifra uma mensagem, um mediador que faz uma coenunciação resultante da possibilidade simbólica do evento do texto.

FONTE: Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000530.pdf> Acesso em 22 jun 2017, adaptado.

A leitura do texto nos mostra o conceito de ler e interpretar e como esses dois processos acontecem a partir da interferência do leitor, ou seja, a tarefa desse leitor é a de interpretar, decifrar, compreender as palavras que formam o texto e, ao compreender o que está sendo dito, ser capaz de mediar uma comunicação.

A partir da leitura do texto e dos conhecimentos sobre substantivos adquiridos nesta disciplina, com suporte do livro de apoio (MAMEDE, 2017), é possível afirmar que:        




  • O substantivo "Leitor" é concreto, flexionado no gênero masculino, antecedido pelo artigo definido "O". 

  • O substantivo "Leitor" é coletivo, porque designa um ser, referindo-se a um público geral: feminino e masculino.  

  • Os substantivos "Leitor e mediador" são respectivamente classificados como próprio e comum.

  • O substantivo "LER"  possui dupla possibilidade de escrita (lego e ex-legere), estrangeirismos incorporados ao português.         

  • Os substantivos foram utilizados no texto para designar um ser que não possui existência independente (o leitor).