FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PESSOAS
O papel da cultura organizacional na influência do comportamento dos empregados parece ganhar uma importância cada vez maior no ambiente de trabalho.À medida que as organizações expandiram a amplitude de controle, achataram a estrutura, introduziram o trabalho em equipe, reduziram a formalização e deram mais autonomia aos funcionários, e os valores compartilhados, decorrentes de uma cultura organizacional forte, asseguraram que todas as pessoas fossem na mesma direção. (ROBBINS, S. Comportamento Organizacional.São Paulo: Prentice Hall, 2002).
I) A cultura organizacional é forte quando seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos colaboradores e influencia suas crenças, atitudes e expectativas.
II) Artefatos consistem nas crenças inconscientes, percepções e sentimentos que as pessoas acreditam; referem-se ao nível mais íntimo, profundo e oculto da organização.
III) A cultura organizacional é fraca quando apresenta problemas internos e não consegue influenciar seus colaboradores.
IV) O status quo, ou seja, o estado atual das coisas é uma característica que compõe a cultura organizacional.
Estão CORRETAS as afirmativas: