FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO


O mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pela melhora da renda das famílias dos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, e pela acelerada urbanização em países como China e Índia, conforme mostra a Figura 1 abaixo, porém, vale observar que a produção, embora atenda a esse consumo, tem crescido a um ritmo inferior. Sabemos que o grande desafio da segurança alimentar é abastecer o mundo com sustentabilidade. Sobre este aspecto é correto afirmar:

Figura 1. Mundo em crescimento.

Fonte: ONU (2010) e FMI (2011).




  • O que se observa, quando realizada uma análise histórica, é que o mundo não tem apresentado limitações para expandir a sua área destinada à produção de alimentos. Para exemplificar, voltamos à década de 1960, quando havia 4,5 hectares (equivalente a 4,5 campos de futebol) para alimentar cada habitante das cidades do mundo. Considerando que de lá para cá a população urbana triplicou, era de se esperar um aumento significativo da área global utilizada para produzir alimentos. Porém, esta ficou praticamente estável ao longo de todo esse período.

  • Aumentar significativamente a produção passou a ser essencial para o reestabelecimento de uma situação mais equilibrada do suprimento global de alimentos.

  • O nosso país, nos últimos 20 anos, apresentou perdas de produtividade cerca de 4 vezes superiores à média mundial, ganhos esses suficientes para poupar mais de 50 milhões de hectares, ou uma área equivalente à 50 milhões de campos de futebol.

  • O reflexo dessa situação é sentido através da baixa dos preços dos alimentos observada nos últimos anos, percebida de maneira mais dramática pelos países em desenvolvimento, em especial aqueles mais pobres.

  • O mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pelo aumento da renda das famílias dos países em desenvolvimento e pela acelerada urbanização em países como Argentina e Índia.