CONVERSÃO DE ENERGIA


Em uma secção de uma unidade industrial, um segundo transformador monofásico deve ser colocado em paralelo com outro transformador monofásico que já se encontra em operação e que possui impedância percentual de 5%. O segundo transformador  atende a todas os requisitos necessários para ser colocado em paralelo com o primeiro, como a mesma tensão e a mesma relação de transformação. Tem-se dúvida quanto a impedância percentual que deve ser a mesma do transformador que já está em operação. Este segundo transformador é  de 10 KVA, 4160/220 V, 60 Hz e apresenta os seguintes valores de dados de seu ensaio em curto-circuito: 

                                          Vcc = 208 V,  Icc = 2,4 A, Wcc = 300 W

Avalie se os dois transformadores podem ser colocados em paralelo considerando que a impedância percentual é o último item a ser avaliado para liberar o procedimento. Marque a resposta correta entre as alternativas disponíveis.




  • Os transformadores podem ser colocados para operar em  paralelo, pois a impedância percentual do segundo transformador é também igual a 5%.

  • Os transformadores não podem ser colocados para operar em  paralelo porque a impedância percentual do segundo transformador é igual a 3%.

  • Os transformadores  podem ser colocados para operar em  paralelo, porquanto a impedância percentual do segundo transformador é  igual a 2%.

  • Os transformadores não podem ser colocados para operar em  paralelo em virtude da impedância percentual do segundo transformador ser igual a 100%.

  • Os transformadores não podem ser colocados para operar em  paralelo, pois a impedância percentual do segundo transformador é também igual a 5%.