MARKETING BÁSICO


A Academia Viva Saúde atua de forma inovadora junto ao público da terceira idade, oferecendo sistema exclusivo de transporte para seus clientes. Ela não é a única no seu mercado de atuação. Outras três academias focam o mesmo público-alvo e todas, inclusive a Viva Saúde, dispõem de profissionais qualificados para trabalhar com as necessidades individualizadas de seus clientes. A Viva Saúde gostaria de estar instalada na avenida principal do bairro, mas uma lei de zoneamento urbano impede a construção de novos pontos comerciais nessa avenida. Isso traz alguns problemas de visibilidade para a academia, já que suas concorrentes estão localizadas em espaços mais visíveis, como shoppings, por exemplo. Outro fator a se destacar é que a prefeitura local está construindo um centro de convivência para a terceira idade, onde oferecerá, de forma gratuita, além de outros serviços, uma academia. No entanto, após pesquisa, verificou-se que 70% da população da terceira idade da cidade não trocariam uma academia paga pela gratuita. A Academia Viva Saúde, visando construir seu quadro SWOT, deve considerar que:




  • Tem como oportunidade o diferencial de oferecer aos seus clientes sistema de transporte.

  • Constitui uma ameaça sua localização fora da avenida principal do bairro, porque funcionará em local de menor visibilidade que o de suas concorrentes.

  • A lei de zoneamento urbano da cidade é um ponto fraco porque a impede de se instalar na avenida principal do bairro, o que prejudica sua visibilidade.

  • O ponto fraco são os 30% da população da terceira idade da cidade que irão optar pelo centro de convivência da prefeitura.

  • Seu ponto forte  é possuir profissionais qualificados, atendendo às necessidades individualizadas de cada um.