FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO


Figura 1: Biomas brasileiros.

Considere a Figura 1 acima e marque a alternativa correta:

 




  • O Bioma Amazônia é um conjunto de ecossistemas interligados pela Floresta Amazônica e pela Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas, a mais densa de todo o planeta. Caracteriza-se pela sua elevada extensão, ocupando quase a metade do território do Brasil, além das áreas territoriais da Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Peru, Colômbia, Venezuela e Equador. O solo da Floresta Amazônica é propício para a agricultura.

  • O bioma se refere o espaço físico onde os sistemas agrícolas estão inseridos. É importante salientar que o bioma representa um conjunto de sistemas agrícolas. Entende-se por bioma um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria (IBGE, 2004).

  • Uma das principais marcas do bioma Amazônia é o fato de ele apresentar a maior biodiversidade do mundo, em números absolutos, em função de seu solo ser riquíssimo.

  • O Brasil apresenta seis tipos de biomas (Figura 1): Amazônia: ocupa cerca de 50% do país (noroeste); Cerrado: ocupa aproximadamente 24% do país (centro oeste); Mata Atlântica: presente em cerca de 13% do país (sul e sudeste); Caatinga: presente em mais ou menos 10% do país (nordeste); Pampa: ocupa cerca de 2% do país (sul) e Pantanal: extensão de mais ou menos 2% do país (centro-oeste).

  • Ressalta-se que as características geoclimáticas de cada bioma não influenciam significativamente na conformação dos sistemas agrícolas, podendo limitar determinados sistemas de cultivo ou de criação. Por exemplo, dificilmente será possível a realização de duas safras de culturas anuais em um mesmo ano agrícola em sucessão no Bioma Caatinga, sem a utilização criteriosa da irrigação.