GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA


Os minerais são compostos químicos inorgânicos formados naturalmente e que apresentam uma estrutura molecular bem definida. Eles podem ser formados na Terra ou surgir no planeta através de meteoritos e demais corpos espacias não terrestres. Atualmente, existem catalogados mais de quatro mil minerais e, à medida que os estudos geológicos avançam, mais e mais minerais vão sendo descobertos, alguns deles de origem extraterrestre. Em janeiro de 2014, por exemplo, um grupo de pesquisadores descobriu um novo mineral presente em um meteorito que havia sido coletado na Antártida na década de 1960. O nome do mineral é Wassonite e somente era produzido na Terra em pesquisas de laboratório.

 

Fonte: Disponível em: < http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/minerais.htm>. Acesso em 10 jun. 2017.

 

A partir do texto, assinale a alternativa correta:

 




  • Devido à grande variedade de composição dos minerais, é impossível classificar rochas sem possuir uma boa base de mineralogia dos anfibólios e piroxênios.

  • A grande maioria das rochas é formada por fosfatos, e não silicatos.

  • A grande maioria das rochas é formada por sulfetos, e não silicatos.

  • Os silicatos constituem a classe de maior importância, representando cerca de 25% dos minerais conhecidos e quase 40% dos minerais comuns.

  • Os silicatos constituem cerca de 95% do volume da crosta terrestre, dos quais, pela ordem de proporção estão:  quartzo, anfibólios e piroxênios, feldspatos, micas, e outros minerais não silicatos.