CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


Observe a charge a seguir:

Artista: Felipe Galindo (EUA).

Fonte: http://desacato.info/charges-e-tirinhas-ambientais-para-reflexao/. Acesso em: 09 jul. 2019.

 

As concepções de progresso e desenvolvimento são comumente associadas na literatura, de uma maneira tão coesa, de forma que uma seria estimuladora da outra. A partir do século XVIII, essas concepções estavam atreladas com a dimensão econômica das sociedades.

 

Entretanto, após décadas de desenvolvimentismo calcado na expansão do capitalismo industrial e no crescimento econômico desmedido, os primeiros impactos foram sentidos. Problemas ligados à contaminação do ar, à redução e contaminação da água (figura), às inundações e enchentes, ao aumento do buraco de ozônio, ao uso de agrotóxicos, ao aquecimento global, etc. passaram a ser cada vez mais divulgados e, consequentemente, objetos de interesse social.

 

Sob esse viés, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Humano sediada em Estocolmo, em 1972, expos no plano político internacional:

 




  • o conceito de progresso que se tornou internacionalmente conhecido substituindo o significado de desenvolvimento.

  • os recursos naturais como um bem infinito e de acesso público, nacional e internacional.

  • o conceito de progresso que foi visto como sinônimo de crescimento, medido pela eficiência econômica de cada país por meio do PIB.

  • as questões relativas aos limites do crescimento (desenvolvimento) diante dos problemas ambientais globais.

  • que nos países com problemas sociais, de saúde e de guerra deixaram de ter importância uma vez atingiram o pleno progresso econômico.