CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


O conceito de cidadania que temos hoje é fruto das chamadas revoluções burguesas, particularmente da Revolução Francesa e da Independência dos EUA no século XVIII, mas também da Revolução Industrial. Nesse contexto, foram as Constituições francesa e norte-americana os documentos que fundamentaram os princípios da cidadania moderna. Sua influência é tão grande sobre o mundo atual que os princípios liberais trazidos por elas foram reorganizados e ratificados pela ONU, em 1948, na Declaração Universal dos Direitos do Homem.

(SILVA, Kalina Vanderlei. Cidadania. In:__ Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p.47)

 

Sobre a historicidade do complexo de direitos que alicerçam o conceito de cidadania atual, pode-se afirmar que:

 

I - Os direitos civis nascem e se fortalecem a parir das tensões e contradições históricas forjadas no seio da Revolução Inglesa.

II - Apesar das contradições que excluía grande parte dos sujeitos, a Revolução Americana de 1776 consagra o conceito de autonomia e liberdade.   

III - As ideias de liberdade, igualdade e fraternidade trazidos no bojo da Revolução Francesa de 1789 marca o início do processo de universalização dos direitos do homem e do cidadão.

IV - Os ideais de solidariedade e humanização do trabalho são resultados da luta incessante das corporações em defesa dos sujeitos e sua força trabalhador. 

 

É correto o que se afirma em:

 




  • I, II, III e IV.

  • I, II e III, apenas.

  • II, III e IV apenas.

  • II e IV, apenas.

  • I e III apenas.